10 janeiro, 2011

Duvidando do Amor de Deus


O último dos profetas a registrar seus escritos foi Malaquias. Acredita-se que ele foi levantado por Deus no período em que Neemias era governador de Judá e teve de retornar a Susã (Ne 16. 6-7), momento em que o povo se afastou dos preceitos do Senhor.

Nos escritos de Malaquias vemos inicialmente uma pergunta do povo: "Em que Deus nos tem amado?" (Ml 1.2), havia uma dúvida quanto ao amor de Deus, a maioria não se lembrava dos benefícios do Senhor, a forte mão de Deus intervindo no meio de seu povo caíra em esquecimento, milagrosamente sinais foram operados no Egito possibilitando a saída dos filhos de Israel, mas isso não lhe ocupara mais os pensamentos, os inimigos foram mortos ao fio da espada, juízes receberam a missão de livrar o povo diversas vezes, mesmo no cativeiro houve preservação, uma liderança foi levantada, Zorobabel, Neemias, Ageu apregoa arrependimento, mas diante desses fatos, vestes não foram rasgadas em sinal de humilhação ao Deus Eterno, cabeças não foram raspadas em súplicas pelo divino perdão, mas corações endurecidos proclamaram: "Em que Deus nos tem amado?".

Esquecer-se do amor de Deus resulta em insubmissão e desobediência, pois como vamos amá-lo e obedecê-lo se a certeza do amor divino que nos motiva à retidão já não existe em nosso coração. Observar o livro do profeta Malaquias é atestar que pelo fato de não haver identificação com o amor de Deus é que os sacerdotes ofereciam animais defeituosos ao Senhor (Ml 1.7-8) Envergonhando o nome do Santo Deus a ponto de ouvir: "É melhor fechar as portas!" (vs 10), ofereciam ao Senhor ofertas que não agradavam nem aos simples governadores, permitiam trapaças porque mesmo que um pecador tivesse um animal perfeito para oferecer por seu pecado, o animal cego, ou enfermo era ofertado ao Santo. Não lembrar-se do amor do Eterno Deus gerava nos sacerdotes uma visão profana daquilo que era santo, o ministério entregue pelo Senhor passou a ser apenas um ritual, pois seu coração não estava posto na lei e em Deus, os ensinamentos do líderes desviados causavam tropeços(Ml 2.8)

Se Deus não me ama por que eu vou amá-lo? Por pensar assim os homens abandonavam os mandamentos relacionados ao casamento e divorciavam-se constantemente abandonando suas esposas judias e aliançando-se com pagãs.Hipocritamente ofereciam ofertas e choravam diante do altar do Senhor como se Deus não soubesse da situação(Ml 2. 10-14).

Em que nós estamos te roubando? Dízimos e ofertas não eram devolvidos, sem dízimo não existe pagamento daqueles que trabalham chamados pelo Senhor, sem dízimo não há sinal de gratidão pelas necessidades supridas, sem dízimos privamo-nos das bençãos que acompanham princípios e obediência.

Quem se esquece do amor de Deus chega a triste conclusão de que é "Inútil servir ao Senhor" (Ml 3. 13-15), comparando a sua vida com a vida do ímpio aparentemente próspero, realidade de muitos que depositam sua esperança em riquezas esquecendo-se que tudo é passageiro.

Felizmente sempre existirá um pequeno grupo que permanecerá fiel (Ml 3. 16-18), lembrando das bênçãos e do amor incomparável do Deus da Graça.

Que o Senhor amoroso nos guarde até a vinda de seu filho!

Um comentário:

  1. Oi , eu sou católica,tenho 15 anos!Esse sábado vou me crismar e vou ser animadora , ajudando outros jovens a seguir o caminho de Cristo, tbm pretendo recomeçar com um grupo de crianças na fé !Amei seu blog , claro e direto , amei as passagens bíblicas ,algumas eu jah tinhha visto ,outras não!O Senhor verdadeiramente está te abençoando para a sua obra!Parabéns pelo trabalho!Que Deus continue te dando esse dom!Amém!

    ResponderExcluir