“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia os meus caminhos.”
Salmo 119
“A não ser que a Palavra de Deus ilumine o caminho, toda a vida dos homens estará envolta em trevas e nevoeiro, de forma que eles inevitavelmente irão perder-se.”
João Calvino
Existem várias revelações no livro de Romanos que são essênciais para a compreensão da condição humana diante de Deus, eis uma delas: Todos pecaram... (Romanos 3.23). Todos! Não existe uma excessão a essa regra. Ninguém escapa, nem judeu nem gentio. Pessoas de todas as tribos, nações, raças, línguas e dialetos ofenderam ao Eterno Deus. Mesmo aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, ou seja, aqueles que vonlutariamente quebraram uma ordenança divina. Se encaixa nessa afirmação as pessoas que dizem: Eu nunca matei, nunca furtei ...
Em pecado somos concebidos e a vida se inicia longe do Criador, afastados de sua presença santa e gloriosa. Alguns são chamados e reconciliados segundos sua Graça irresistível, realizada antes da fundação dos séculos, Cristo Jesus, sacrifício para perdão. Outros morrem afastados recebendo de forma justa o que lhes é devido, pois o salário do pecado é a morte (Romanos 6.23). Morrem afastados pois vivem afastados. Seu espírito está morto. Não podem decidir mudar, morto não decide nada, não tem escolha. A única coisa que fazem é sujar-se cada dia mais, se perdendo em um abismo atrás do outro, totalmente imundos, completamente impuros, profanos, depravados, com tendências terríveis, capazes de realizar toda sorte de males. Como alguém assim pode livremente dizer: Eu aceito Jesus!, se todo corpo, mente e alma estão corrompidos. Não há a menor possibilidade de uma pessoa nessa condição decidir-se por Cristo, mudando voluntariamente o curso de sua existência.
Mas os que são salvos procedem das mesmas trevas que envolvem os que se perdem, da mesma desgraça, estavam igualmente afastados, mortos em delitos e pecados, a diferença é que os que são salvos, são graciosamente tocados pelo Espírito Santo de Deus, o qual convence a qualquer que o Pai ordena salvar. O homem é justificado pela fé em Jesus Cristo, e é essa a obra que o Espírito faz: Convence o homem do pecado, qual pecado? Não crer em Cristo. Então o que não acreditava, passa a crer. Obra do Espírito!
Jonathan Edwards afirma que uma pessoa pode deitar-se no fim do dia sentindo nas narinas o odor do inferno mas acordar totalmente perfumado com a esperança celestial, isso é possível através da maravilhosa intervenção do Eterno, que quando em sua perfeita vontade decide agir, não encontra quem o possa impedir.
Outrora trevas, mas agora transportados para o reino do filho do seu amor, um reino de luz, porque Ele é luz, e aquele que anda nEle, anda na luz, e não se perde, pois o próprio Pai o guarda e inevitavelmente será salvo. Glória a Deus pela Salvação concedida. Salvação na qual ninguém interfere, nem o próprio salvo.
Sola Gratia
Willy dos Prazeres
Nenhum comentário:
Postar um comentário